Anualmente, furtos e roubos causam um prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão de reais a estabelecimentos comerciais no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR). Por este motivo, os proprietários precisam investir em novas soluções de segurança e tomar alguns cuidados para evitar e prevenir ao máximo que estas situações ocorram.
Abaixo listamos 8 dicas que os proprietários devem seguir para garantir a sua proteção, com ênfase na prevenção, mudança de atitudes e comportamento.
1. Instale um sistema de segurança eletrônico
O investimento em segurança eletrônica é feito na maior parte das vezes através da compra de câmeras, alarmes, cercas elétricas e monitoramento. Esta iniciativa permite ao proprietário que acompanhe o que acontece em sua loja de diversas maneiras durante o funcionamento ou não.
2. Contrate serviços de segurança privada
Para potencializar a proteção do seu patrimônio, principalmente em épocas de movimentação intensa, opte pela contratação de segurança privada. Certifique se a empresa escolhida atende sua necessidade, fornece serviços de qualidade e atua de forma humanizada.
3. Evite manter elevadas quantias dentro do estabelecimento
Durante o horário de atendimento, mantenha pequenas quantias de dinheiro nos caixas e no departamento financeiro da loja. O acesso ao ambiente onde os valores ficam depositados deve permanecer fechado e com altos níveis de segurança.
4. Elimine os pontos cegos
Otimize o layout da sua loja e instale espelhos em áreas onde não tenha alcance visual, assegure-se que toda área de atendimento esteja bem iluminada e utilize gondolas de até 1,5 m. para que possa observar os clientes do outro lado.
5. Mantenha a loja sempre arrumada
Uma loja limpa e organizada indica um maior controle, o que inibe os furtos e outros golpes comuns no varejo.
6. Conheça suas vulnerabilidades
Cada estabelecimento deve analisar cautelosamente quais são seus produtos mais visados (geralmente os de maior valor) e quais são os pontos mais vulneráveis do estabelecimento. Só assim poderão dar maior a atenção para os lugares e itens corretos.
7. Abertura e fechamento do estabelecimento
Sempre se certifique que o local está seguro e não há atividade suspeita antes de abrir e fechar a loja, se possível instale portas eletrônicas e esteja acompanhado.
8. Cuidados prévios
Tenha números de emergência sempre em mãos, como o da Polícia Militar (190); SAMU (192); Bombeiros (193) e Disque Denúncia (181). Além disso, o número de pessoas de confiança também pode ser muito útil.