O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), com 21,25% das novas incidências. Entre homens e mulheres, o primeiro é o câncer de pele não melanoma, que incide em ambos.
Quando o tumor de pele é excluído, o percentual da incidência do tumor de próstata chega a 29,2% entre os homens, com 65,8 mil casos novos. A última atualização da página do Inca é de junho de 2021.
A estimativa do instituto para cada ano do triênio 2020-2022 é de que serão diagnosticados 66 mil novos casos de câncer de próstata no país.
No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.
O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
O dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial ao combate ao câncer de próstata.
A Celffort Serviços apoia o movimento e incentiva colaboradores e parceiros realizarem o exame regularmente.