De acordo com dados do IBGE de 2018, as mulheres ocupam 45,3% dos postos de trabalho no Brasil, o começo dessa conquista foi em 1940, marco da industrialização.
Uma maior representatividade feminina também é observada na segurança patrimonial, promovendo uma quebra de paradigmas e de preconceitos que envolvem o setor.
Com o passar dos anos, iniciou-se um tímido acesso das mulheres ao mercado, e hoje, apesar dos números ainda apresentarem uma enorme diferença, já é possível vê-las conquistando espaço neste nincho.
Segundo a SESVESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de formação do estado de São Paulo) em 2019 o número de mulheres atuando como agentes representava 8% do total de vigilantes ativos no Estado.
Outro dado apresentado pela instituição afirma que muitas mulheres já ocupam cargos executivos nas empresas de segurança, ou seja, elas não só entraram, mas estão vencendo as barreiras e ascendendo dentro das organizações.
Principalmente no momento que vivemos, onde a forma de atuar na segurança está cada vez mais humanizada, os atributos físicos deram lugar a um elemento analítico, com alto poder de observação e memorização.
As artes marciais foram substituídas pela capacidade de sintetizar informações e repassar de forma clara e objetiva, ou seja, os novos atributos exigidos para este ambiente podem ser observados em homens e mulheres, daí a necessidade de ruptura com o antigo modelo de perfil do homem grande e sisudo, com o simples objetivo de Intimidação.
Os espaços públicos com maior concentração de famílias e crianças, como os shoppings centers, hospitais, escolas e condomínios são aqueles que tem maior número de profissionais femininas, sejam como porteiras, controladoras de acesso, vigias ou vigilantes, porém, existe um crescimento geral na área.
O mercado de segurança tem crescido cerca de 20% ao ano e acreditamos que felizmente, a tendência é cada vez mais as mulheres ocuparem espaços em todos os setores do seguimento, desde cargos administrativos até táticos, estamos derrubando as barreiras que limitavam este acesso.