Em apoio à campanha Fevereiro Roxo e Laranja, reforçamos a importância da conscientização para a prevenção, diagnóstico, combate da leucemia, lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer.
Ao longo dos anos, muitas cores foram sendo associadas às causas de conscientização a doenças, muitas delas graves e que podem ter um caminho diferente assim que diagnosticada nos estágios iniciais. O mês de fevereiro, assim como janeiro branco, outubro rosa, novembro azul, entre tantos que ainda iremos abordar ao longo do ano, também tem duas causas que estimulam a sociedade a buscar mais informações sobre essas doenças.
A campanha Fevereiro Roxo Laranja é voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças. A cor roxa conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já a cor laranja alerta sobre a Leucemia. O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando fadiga, febre e dor nas articulações.
Além disso, a campanha também serve como um alerta e incentivo para a doação de sangue ou medula óssea.
A Fibromialgia, o Lúpus e o Mal de Alzheimer são doenças distintas que possuem uma característica em comum: não têm cura. O Fevereiro Roxo conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce e da qualidade de vida dos pacientes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o quanto antes for feito o diagnóstico, maior será a possibilidade de identificar doenças em estágios iniciais a partir dos primeiros sintomas. Isso possibilita terapias mais simples e efetivas, maior qualidade de vida e sobrevida do paciente.
Abaixo estão algumas maneiras de identificar e prevenir o avanço destas doenças:
o Lúpus
Os sintomas mais comuns apresentados são: manchas avermelhadas na pele, queda de cabelo, perda de peso, fraqueza, febre, dores nas articulações, convulsões e anemia.
Pessoas com lúpus devem manter um estilo de vida saudável, evitar a exposição ao sol e realizar exames preventivos.
o Fibromialgia
A prevenção é realizada por meio de hábitos como: prática de exercícios físicos, alimentação saudável e acompanhamento psicológico.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a cada 10 pacientes de fibromialgia, de 7 a 9 são mulheres.
o Alzheimer
Sua evolução acarreta sérios danos, como inabilidade de interagir com o convívio social. Perda de memória, dificuldade em executar o raciocínio crítico e alterações de humor são outros sinais apresentados.
Para ajudar a retardar a doença, é importante manter uma rotina saudável, evitar quedas que levem ao traumatismo craniano e realizar atividades relacionadas à memória – como jogos, por exemplo.
o Leucemia
Os sintomas incluem anemia, palpitação, falta de ar e dor de cabeça, entre outros. O destaque à anemia se deve por meio da diminuição dos glóbulos vermelhos.
O diagnóstico precoce é realizado com exames de sangue, principalmente o hemograma. A confirmação do resultado é feita por meio do exame da medula óssea (mielograma). Em alguns casos, é necessário fazer biópsia da medula óssea.
Em apoio à campanha Fevereiro Roxo Laranja, o Grupo Celffort/DK2 reforça a importância da conscientização para a prevenção, diagnóstico e combate destas doenças.
“O Primeiro passo é a informação”