Infelizmente os índices de violência estão aumentando gradualmente em nosso país, com isso, o número de assaltos e furtos a estabelecimentos comerciais é cada vez maior. Por este motivo, os proprietários precisam investir em novas soluções de segurança e tomar alguns cuidados para evitar e prevenir ao máximo que estas situações ocorram.
Abaixo listamos 10 dicas que o lojista deve seguir para garantir a sua proteção, com ênfase na prevenção, mudança de atitudes e comportamento.
1. Instale um sistema de segurança eletrônico
O investimento em segurança eletrônica é feito na maior parte das vezes através da compra de câmeras, alarmes, cercas elétricas e monitoramento. Esta iniciativa permite ao proprietário que acompanhe o que acontece em sua loja de diversas maneiras durante o funcionamento ou não.
2. Contrate serviços de segurança privada
Para potencializar a proteção do seu patrimônio, principalmente em épocas de movimentação intensa, opte pela contratação de segurança privada. Certifique se a empresa escolhida atende sua necessidade, fornece serviços de qualidade e atua de forma humanizada.
3. Evite manter elevadas quantias dentro do estabelecimento
Durante o horário de atendimento, mantenha pequenas quantias de dinheiro nos caixas e no departamento financeiro da loja. O acesso ao ambiente onde os valores ficam depositados deve permanecer fechado e com altos níveis de segurança.
4. Elimine os pontos cegos
Otimize o layout da sua loja e instale espelhos em áreas onde não tenha alcance visual, assegure-se que toda área de atendimento esteja bem iluminada e utilize gondolas de até 1,5 m. para que possa observar os clientes do outro lado.
5. Mantenha a loja sempre arrumada
Uma loja limpa e organizada indica um maior controle, o que inibe os furtos e outros golpes comuns no varejo.
6. Conheça suas vulnerabilidades
Cada estabelecimento deve analisar cautelosamente quais são seus produtos mais visados (geralmente os de maior valor) e quais são os pontos mais vulneráveis do estabelecimento. Só assim poderão dar maior a atenção para os lugares e itens corretos.
7. Treine sua equipe para reconhecer atitudes suspeitas
Oriente sua equipe sobre como detectar atitudes e situações suspeitas, aqui estão alguns exemplos:
– Pessoas com roupas de frio pesadas (casacos, blusas) no calor
– Pessoas que entram na loja com a bolsa aberta em frente ao corpo
– Pessoas idosas, que permanecem muito tempo em determinado corredor
– Veículo (carro, moto, bicicleta) passando várias vezes em frente à loja, claramente observando o movimento do local
– Pessoas “a pé”, que abordam pedindo informações, sem entrar na Loja
8. Abertura e fechamento do estabelecimento
Sempre certifique-se que o local está seguro e não há atividade suspeita antes de abrir e fechar a loja, se possível instale portas eletrônicas e esteja acompanhado.
9. Mantenha o número de funcionários em loja
Crie escalas para almoço e intervalos entre os funcionários, procurando manter um número adequado de funcionários em loja, o pronto atendimento aos clientes é uma forma simples e eficaz de evitar furtos e outras situações.
10. Cuidados prévios
Tenha números de emergência sempre em mãos, como o da Polícia Militar (190); SAMU (192); Bombeiros (193) e Disque Denúncia (181). Além disso, o número de pessoas de confiança também pode ser muito útil.
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