O Dia Internacional do Desarmamento Infantil é comemorado anualmente em 15 de abril.
O principal objetivo desta data é debater as consequências que os incentivos ao uso de armas de fogo por crianças podem provocar na vida destes futuros adultos.
Nessa data, é importante ressaltar o desarmamento de modo geral e não apenas na infância. Com auxílio e conscientização dos pais, as crianças devem trocar armas de mentira por brinquedos, livros, revistas e outros elementos positivos e importantes ao crescimento.
Réplicas de armas de brinquedo ou nos jogos de vídeo game, por exemplo, são alguns dos tópicos que provocam debates sobre até quanto podem influenciar negativamente as crianças ao mundo do crime e banalizar a violência.
Durante o mês de Abril, a prefeitura de diversas cidades brasileiras, assim como escolas, centros, institutos de educação e outras instituições promovem palestras e espaços de discussão para conscientizar as pessoas sobre os reais perigos que as crianças são expostas ao utilizarem simuladores de armas.
Neste sentido, são programadas atividades esportivas, artísticas, culturais, entre outras, com o intuito de mostrar aos jovens as possibilidades que estão disponíveis para eles na vida, ajudando a descobrir possíveis talentos e que não os leve a vida do crime.
Estas ações, muitas vezes vistas de forma simplória, podem fazer toda diferença na vida de jovens e crianças principalmente de comunidades pobres, onde geralmente, o número de armas é maior e o acesso a elas também.
Um bom exemplo é a campanha realizada pela prefeitura de Taboão da Serra que ganhou um prêmio devido a ação que fez junto com a Dinap. Na ocasião foram destruídas 23 mil armas de brinquedos na cidade, numa ação que envolveu 12 escolas.
Assim como o exemplo acima, existem diversos movimentos espalhados pelo Brasil com o mesmo objetivo, e hoje é um ótimo dia para refletir sobre esta questão, fazer pesquisas e ajudar se possível a reduzir a violência em nosso país.
>> Conheça os serviços da Celffort