Neste dia 05 de agosto celebra-se o Dia Nacional da Farmácia, homenagem a este setor essencial para a manutenção da saúde. Estes estabelecimentos constituem um dos pilares que sustentam a sociedade e levam esperança a milhares de vidas.
As atividades relacionadas à farmácia tiveram origem por volta do século 10, com as chamadas boticas ou apotecas – e remédios feitos a mão. Nesse período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Era função do boticário conhecer e curar as doenças, mas ele deveria cumprir uma série de requisitos e ter local e equipamentos apropriados para a preparação e armazenamento dos medicamentos.
Com o tempo, as boticas deram origem a dois novos tipos de estabelecimentos, a farmácia e o laboratório industrial farmacêutico. A partir de 1950, a sociedade passa a dispor destes serviços e a realizar a qualificação dos profissionais da função. Em meados de 1961 foi criado o Conselho Federal de Farmácia (CFF), que tem como função inscrever, registrar, fiscalizar o exercício das atividades farmacêuticas e zelar pela integridade profissional.
Entre Farmácia e Drogaria existem diferenças. A primeira é responsável por manipular e formular medicamentos e para isso, em seu estabelecimento, é necessário ter um laboratório para tal função, mas ela também pode vender os medicamentos. A Drogaria é o local onde somente se comercializam medicamentos, em embalagens originais, já preparados, manipulados, então nela não há a necessidade de se ter um laboratório.
O respeito e amor fazem parte dessa receita que torna a Farmácia um local acolhedor, que com o tempo conhece suas dores, personalidades, sabe lidar com suas dificuldades e transmite confiança de todos os colaboradores, exclusivamente buscando o bem-estar dos clientes.
O Grupo Celffort/DK2 parabeniza a todos os profissionais do segmento farmacêutico, deste os colaboradores de lojas até as equipes administrativas. Celebramos também a parceria de mais de 10 anos atuando com a prestação de serviços de segurança para drogarias e farmácias.