Nos últimos dias podemos perceber que o número de arrastões em São Paulo está crescendo de forma acelerada.
São tantos casos que as imagens dos flagrantes começam a se multiplicar na internet e virar algo comum para os leitores de notícias. Hipermercados, Supermercados, Shoppings e lojas de rua são os alvos favoritos destes criminosos.
Mas o que é um Arrastão?
É o termo utilizado para descrever um grupo de pessoas cometendo roubos em conjunto, causando o efeito de onda, por isso o termo arrastão.
Geralmente eles se reúnem previamente, escolhem um local, planejam como será a ação e os itens que serão subtraídos. Normalmente não são agressivos, porém a eficácia da ação está em todos correrem e pegarem objetos ao mesmo tempo, o que acaba criando pânico nas pessoas do local fazendo com que também se dispersem e dificulte a identificação dos membros do grupo.
Recentemente tivemos os casos do Hipermercado em Taboão da Serra, supermercado da zona leste e o Supermercado da zona oeste que teve em sua execução ao menos 20 pessoas sendo a maioria menor de idade.
A pandemia tem total relação com estes acontecimentos, já que envolvem diretamente questões como: complicações econômicas, desemprego e a redução de pessoas nas ruas e estabelecimentos. Tudo isso facilita a ação deste tipo de roubo que é usado como último recurso por alguns.
Embora tudo o que foi dito tenha grande influência para o crescimento dos arrastões, o que se pode fazer para combater esta ação é o aumento da segurança pública e privada.
Muitas empresas de segurança têm treinamentos específicos para este tipo de situação, e geralmente, quando há um ou mais seguranças fardados na porta destes estabelecimentos, os assaltantes desistem da ação ou escolhem outro local.
Infelizmente ainda teremos que conviver com o surto de Covid-19 por um longo período, por isso é importante pensar em maneiras eficazes de prevenção sempre com o auxílio de profissionais e empresas da área.